Efésios 2:8 NVI
Desde muito novo que ouço falarem na igreja: "a graça é um favor imerecido", e de tanto ouvir isso, acabei decorando e, por muito tempo, não notando a grandeza do real significado da graça Divina.
O termo "graça" foi traduzido do grego "charis" (χαρις), que, segundo o dicionário de Strong, significa: "favor da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé
cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristã".
Partindo do pressuposto de que essa carta fora destinada aos crentes que estavam em Éfeso e aos cristãos em toda parta, Paulo começa o capítulo 2 desta carta dizendo que nós, assim como os irmãos de Éfeso, estávamos mortos em nossos pecados e nossas transgressões, que vivíamos entre aqueles que praticam a desobediência e buscando satisfazer o desejo da carne, e, em virtude disso, assim como os desobedientes que vivem segundo a carne e o mundo, merecíamos somente a ira de Deus. Entretanto, no versículo 4, o apóstolo mostra como a grandiosa graça de Deus é sobre nós, pois, como ele disse merecíamos somente a ira, contudo Ele nos deu vida em Cristo Jesus, Paulo começa este versículo expondo um dos atributos divinos que está relacionado com a ação da Sua graça: Sua misericórdia. Paulo O chama de "rico em misericórdia", mostrando que Ele não faria recair sobre nós essa ira a qual éramos merecedores. Mas por que Ele faria isso? A continuação do versículo irá nos dizer: pelo Seu grande amor. No versículo 5 do capítulo 1, Paulo nos diz que o Pai "em amor nos predestinou, para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade" (NVI). Deus nos elegeu antes da fundação do mundo (1.4) para nos tirar do caminho da perdição, para nos dar "vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em trangressões" (v. 4), porque Ele nos amou e segundo a Sua vontade somente. No versículo 8 fica claro que em nada depende da ação do ser humano em receber esta graça salvífica de Deus, não podendo assim se vangloriar por tê-la recebido, como diz no versículo 9, porque Deus já nos criou para a salvação (v. 10). Deus implantou em nós a fé em Seu Filho Jesus e nos salvou única e exclusivamente porque Ele nos amou e teve misericórdia de nós.
Devemos glorificar a Deus e louvar a Ele por termos recebido Sua tão maravilhosa graça (1.6). Pois não a merecíamos, merecíamos somente a ira, mas Ele nos amou, e, antes da fundação do mundo nos elegeu, nos predestinou para a recebermos. Deveríamos agradecê-Lo a cada instante por isso.
Deus abençoe vocês!
C. H. Oliveira