Romanos 8:10 NVI
O apóstolo Paulo estava a ensinar os crentes de Roma que não há condenação para os que estão em Cristo, pois Ele nos libertou da lei do pecado através do Espírito Santo que é Espírito de vida.
O salário do pecado, como já sabemos, é a morte (Rm 6:23).O sacrifício de Jesus Cristo nos libertou de um espírito de pecado, mas o nosso corpo carnal permanece morto pelo pecado. Mesmo assim temos o Espírito de vida como habitante em nosso coração.
Nas Escrituras vemos que a carne e o Espírito combatem um contra o outro (Gl 5:17), esta guerra é constante no coração do homem regenerado e, apesar das corrupções do homem prevalecer por algum tempo, com o auxílio do Espírito, a parte regenerada do homem vence, fazendo-o, assim, crescer em graça e a aperfeiçoar sua santidade no temor de Deus. Na carta de Tiago, capitulo 4, dos versículo 4 até o versículo 6, Tiago faz uma analogia entre a relação de Deus e o homem como de um casamento. E os homens estavam "adulterando" com as coisas deste mundo e o Espírito tem ciúmes disso.
Mesmo nosso corpo ainda estando morto pelo pecado, mesmo a nossa carne ainda desejar o que é mal aos olhos de Deus, temos o Espírito Santo habitando em nós que nos fortalece para venceremos as tentações carnais e buscarmos a santidade. A santidade que aqui conquistamos ainda é imperfeita, por mais que o homem tente, sua natureza corrompida não conseguirá alcançar a santidade plena. Entretanto, apesar das corrupções do homem prevalecer por algum tempo, com o auxílio do Espírito, a parte regenerada do homem vence, fazendo-o, assim, crescer em graça e a aperfeiçoar sua santidade no temor de Deus até alcançar a plenitude da Santidade na Glória.
Deus os abençoe
C. H. Oliveira