segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Romanos 9 Fala da Eleição de Pessoas ou de Nações?

“Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça, o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles são a glória divina, as alianças, a concessão da Lei, a adoração no templo e as promessas.”
Romanos 9:3-4 NVI

A carta aos Romanos trata, principalmente, acerca da justificação pela fé em Cristo e nela somente, instruindo o judeu crente e ao gentio convertido, mostrando que não há distinção entre eles. 

No capítulo 9 Paulo inicia com um lamento por ver que alguns de seus conterrâneos israelitas não criam em Jesus Cristo como o Messias que por eles era tão aguardado. Paulo chega até a dizer que preferiria sofrer e ser anátema, ou um amaldiçoado, para ver seus irmãos israelitas na fé em Cristo Jesus, sendo eles da descendência sanguínea de Jesus Cristo homem. 

No decorrer do capítulo, o apóstolo reafirma que tudo aquilo está sob o controle da vontade soberana de Deus. Pois, de igual forma que o Pai escolheu amar Jacó e aborrecer Esaú, antes mesmo de terem nascido, antes mesmo de terem praticado qualquer obra boa ou má (v.11-13). Nesse trecho parece que a eleição tratada no capítulo se refere às nações provenientes de Jacó e Esaú, como Deus elegeu os descendentes de Israel para ser o Seu povo e não aos descendentes de Esaú. Contudo, no decorrer do texto, Paulo cita o que Deus disse a Moisés em Êxodo 33:19, onde Deus diz que Ele terá misericórdia de quem Ele quiser ter misericórdia e terá compaixão de quem Ele quiser ter compaixão (v.15), onde já então se fala de pessoas, e não de nações, Paulo assim diz para mostrar que não há injustiça na eleição divina, porque Deus age conforme sua própria vontade, não dependendo da ação do homem (v.16) 

Mais a frente, o apóstolo Paulo já cita o fato de Deus ter levantado o Faraó que contendeu contra Moisés exatamente para mostrar nele o Seu poder. A pessoa do faraó, não a nação egípcia como um todo. Deus decidiu de maneira soberana que levantaria o faraó para aquele propósito, não dependendo em nada da ação do mesmo. 

Nos versículos 25 e 26, o apóstolo cita o que Deus disse através do profeta Oseias de que Deus chamaria de "meu povo" aqueles que não eram "seu povo", ou seja, chegaria um tempo em que Deus chamaria de "meu povo" pessoas que não são da descendência de Israel (os gentios). E nos versículos de 27 a 29, ele vai citar o profeta Isaías, onde Deus disse que mesmo que a nação de Israel fosse como a areia do mar, ou seja, mesmo que eles fossem muito numerosos, apenas o remanescente seria salvo, aqueles que tivessem fé em Cristo Jesus. 

Com isso, se pode concluir que o apóstolo Paulo, no capítulo 9 da carta aos Romanos estava se referindo ao fato de algumas pessoas que são da descendência de Israel não terem sido eleitas para a salvação em Jesus Cristo segundo a vontade soberana de Deus. Mesmo que neste capítulo fale de Deus ter escolhido Israel como Seus povo, de igual forma fala que Ele elegeu alguns, tanto judeus, como gentios, para a redenção e salvação em Seu Filho Jesus. Paulo somente lamenta ao ver que nem todos da nação escolhida por Deus para ser Seu povo, creem em Jesus como o Messias.
Assim, a eleição falada no capítulo 9 da carta aos Romanos se refere a pessoas e não a nações.


C. H. Oliveira