“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”
Tiago 1:22
Tiago escreveu esta carta aos crentes judeus que estavam em comunidade gentil, ou seja, aqueles que não eram judeus, provavelmente no ano de 49 d.C. Essa carta é uma carta pastoral, ou seja, uma carta com conselhos práticos e aplicações na vida daqueles que a lessem.
Uma das aplicações de Tiago nesta carta é exatamente a de se praticar o que se lê nas Escrituras. Tiago diz que quem lê e não pratica o que lê na Palavra, engana a si mesmo. Já ouvimos pessoas dizendo: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço! ”, quem assim diz, o faz por saber que o que tem feito está errado, por falar o que seria certo e não o fazer, essa pessoa está sendo hipócrita.
A expressão usada por Tiago neste texto como “praticante da palavra”, no original é: “ποιητης λογος” (“poietes logos”), que significa: “aquele que obedece e cumpre os ditos de Deus”. Praticar os ensinamentos divinos, praticar os ditos divinos, ou seja, a Palavra, é, além de tudo, um ato de obediência.
Tiago, nos versículos 23 e 24, compara àquele que lê e não pratica o que lê com uma pessoa que se vê num espelho e, ao sair da frente dele, se esquece da sua aparência. De igual forma as pessoas que, mesmo lendo a Bíblia todos os dias, fazendo planos de leitura, lendo a Bíblia inteira todo ano, se não praticar o que nela está escrito, se não praticar o que Jesus, os apóstolos, os profetas ensinaram, de nada valerá. Não estou dizendo que não se deve ler a Bíblia diariamente, pelo contrário, seria ótimo se você o fizer, a questão aqui, que quero deixar como uma reflexão para você, amigo leitor é:
O quanto do que você tem lido nas Escrituras você tem colocado em prática? (Reflita um pouco sobre isso)
No versículo 25, Tiago vai trazer uma boa consequência e uma boa finalidade para se praticar os ensinamentos divinos, ele vai dizer que, o homem que observa atentamente a lei perfeita - ou seja, que lê buscando aprender, não somente lê por ler – não esquecendo o que ouviu (Tiago diz “ouviu”, porque a maioria das pessoas não sabiam ler nem sequer tinham um exemplar das Escrituras), mas praticando, será feliz naquilo que fizer, ou bem-aventurado no que realizar! Se seguirmos os ensinamentos bíblico e aplica-los em nosso dia a dia, em tudo quanto fizermos, seremos bem-aventurados, seremos felizes.
Deus abençoe!
C. H. Oliveira