segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Alegrem-se, Regozijem-se no Senhor!

Paulo escreveu a carta aos crentes em Filipos por volta de 61 d.C. estando ele preso em Roma. Mesmo estando encarcerado, o tema principal desta carta é o “gozo”, ou a alegria em Cristo.
 A palavra “Gozo” ou “Regozijar”, nesta carta foi traduzida do mesmo termo: “χαρα” (chara), que significa: alegria, satisfação. Este termo é derivado de “χαιρω” (chairo), que é um verbo primário, que significa: estar contente, ficar extremamente alegre.
Mesmo estando em dificuldades, mesmo estando preso e com seu julgamento se aproximando, mesmo Paulo não sabendo se viveria ou morreria, ele escreve a carta aos Filipenses em alegria e os instruindo a estarem alegres também, por que a graça de Deus chegou até eles, Paulo se mostra feliz até diante de uma possível pena de morte (Fp 1:21).
Podemos dizer que a alegria de receber um presente de aniversário, ou de comprar algo que desejávamos muito é uma alegria passageira, uma alegria que dura um curto intervalo de tempo. Porém, o que o apóstolo diz aos Filipenses é que se alegrem em Cristo, alegria esta que deve se dar por termos sido libertos da escravidão do pecado, por termos nosso nome escrito no livro da vida. Em Lucas, capítulo 10, Jesus deu autoridade aos seus discípulos sobre os espíritos malignos, contudo, Ele os instrui a não se alegrarem por isso, mas sim, por terem seus nomes escritos nos céus (Lc 10:20).
Na carta aos Gálatas:5.22, Paulo coloca o gozo como um fruto do Espírito, logo, concluímos que este é proveniente dEle. Se estivermos com o Espírito Santo em nossas vidas, temos motivos para sermos alegres, temos motivos para nos regozijarmos. Mesmo estando em dificuldade, mesmo estando passando por momentos difíceis, mesmo em sofrimento (Leia sofre como lidar com o sofrimento), o Espírito Santo nos dá a certeza que tudo isso é passageiro, ”Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2Co 4:17,18). Tudo o que passamos aqui é passageiro, é temporal, devemos estar focados naquilo que não passará, naquilo que é atemporal. Paulo não se mostrou entristecido nem sequer com a morte lhe espreitando, pois ele tinha a certeza que em sua possível morte, ele estaria com Cristo, em virtude disso, ele diz que “morrer é lucro”.
Com isso, meus irmãos e amigos leitores, alegrem-se por saber que mesmo você sendo um pecador, merecedor da ira de Deus, Ele teve misericórdia de você e te tirou da escravidão do pecado e deu Seu Próprio Filho por sacrifício expiatório por seus pecados. Alegre-se, pois você vai morar com Deus, onde não há tristeza, nem rancor, nem dor. Alegre-se por saber que a graça de Deus te alcançou (Leia mais sobre a graça de Deus) e Ele, por meio de Cristo, perdoa nossos pecados. Alegre-se!

Deus abençoe!

 C. H. Oliveira