sábado, 14 de janeiro de 2017

Espirito Santo: Consolador - Jo 14:16,17


" E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."

João 14:16,17 ACF

No texto original, "Outro Consolador" foi traduzido do grego: "Allos Parakletos" (ἄλλος παράκλητος - Concordância Strong, G243, G3875).
"Allos" significa "Outro de igual forma", em contraste com "heteros" (ἕτερος - Strong G2087), que significa "Outro de forma diferente".

"Parakletos", significa "Ajudador, Consolador, Intercessor" era usado no sentido de um "Advogado de defesa".
Cristo aqui estava dizendo que enviaria Outro, que fosse como Ele é, que fosse Deus como Ele é, com todos Seus atributos Divinos. E Cristo disse que Ele iria nos ajudar, nos auxiliar em nossas "questões legais" com o Pai, pois se desrespeitamos as Leis Divinas, somos pecadores, somos criminosos perante o Pai, mas o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo, e, mesmo sem merecermos, Ele nos leva à Salvação.
No versículo 17, Cristo usa dois verbos no presente e um no futuro: "vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.", "conheceis e habita", no presente e, "estará", no futuro. Os discípulos já conheciam o Espírito Santo pois Ele já agia no período Veterotestamentário, e os discípulos conheciam as Escrituras. O Espírito Santo habitava com eles, pois Ele estava com Cristo. Porém ainda não estava com os discípulos, mas, com este verbo no futuro Jesus deixou uma promessa, ou reafirmou a promessa do profeta Joel, que dizia que o Pai derramaria do Seu Espírito sobre toda a carne. Esta promessa se cumpre no texto de Atos 2, e hoje o Espírito Santo está em nós. No entanto, diferente do que se prega em algumas igrejas, ter o Espírito Santo não significa bagunça, barulho e desordem no culto (indo contra o que se diz na primeira carta aos Coríntios capítulo 14). Quem tem o Espírito Santo fica evidente isso na vida da pessoa por ela dar os frutos do Espírito, descritos na carta aos Gálatas, capitulo 5 versículos 22 e 23, "paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, mansidão, o domínio próprio"

Veja se você está dando esses frutos, assim saberá se o Espírito Santo habita em você!

Deus os abençoe!

C. H. Oliveira