Jesus estava na Galiléia, no início do Seu ministério público, ali Ele chamou à Felipe e o convidou à segui-lO, Felipe aceitou o convite do Mestre e também chamou à Natanael. Natanael duvidou quando Felipe disse que Jesus de Nazaré era o Messias que Moisés e os profetas haviam, a muito, predito que viria. Porém Felipe o convidou à ir com ele e ver quem era Jesus.
Ao se aproximarem, Jesus vê Natanael e diz: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade" (Jo 1:47 NVI), Natanael se espanta e pergunta: "de onde me conheces?" Cristo diz: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar". (Jo 1:48 ACF). E Natanael reponde com o texto acima.
Jesus apenas falou algo que Natanael acreditava que ele não deveria saber e, logo, Natanael já O reconheceu como o Filho de Deus. Com isso quero deixar um pequeno questionamento: será que realmente reconhecemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus, ou, simplesmente "sabemos" disso porque assim fomos ensinados?
Desde a nossa conversão, ou mesmo antes disso, que ouvimos falar que Cristo é o Filho de Deus, assim, desde cedo aprendemos essa verdade. No entanto não devemos ficar só nisso, Natanael não ouviu desde cedo que Jesus era o Cristo, todavia, no mesmo instante em que ele viu Jesus e o Mestre lhe disse poucas palavras, ele já reconheceu que Cristo era o Messias.
Saber que Jesus é o Cristo, você sabe por ter aprendido. Reconhecer que ele O é, você reconhece após ter um contato pessoal com Ele!
Deus abençoe!
C. H. Olivera